Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

QUER PEDALAR? EM PELOTAS TEMOS BOAS OPÇÕES



A BICICLETADA pela PAZ realizada ontem a noite em Pelotas/RS foi realmente emocionante. Centenas de ciclistas rodando em PAZ e SEGURANÇA pelas principais ruas da cidade no sentido de chamar a atenção da população para o compartilhamento das vias públicas de modo harmonioso entre os diferentes tipos de veículos. Além disso, chamar a atenção do poder público para que trate a questão da “mobilidade urbana” de forma mais ampla e planejada, considerando as PESSOAS como foco principal, e não os veículos automotores somente.

As imagens abaixo foram tiradas durante a BICICLETADA pela PAZ no TRÂNSITO em Pelotas-RS.

Carros e bicicletas compartilhando a via.
Concentração defronte a Catedral São Francisco de Paula.
Solidariedade às vítimas do atropelamento em POA.

Imagens da Bicicletada pela PAZ em Pelotas-RS.


O incidente do atropelamento de dezenas de pessoas do movimento MASSA CRÍTICA de Porto Alegre acabou sendo um capítulo importante para que voltemos as nossas atenções para repensar as nossas atitudes de CIVILIDADE seja no trânsito ou em qualquer ambiente.


DEBATE no progrma ESTRE ASPAS (Globo News): "Convidados avaliam as dificuldades e as vantagens para a popularização das bicicletas no Brasil" - http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1651472-17665,00.html


Abaixo estão alguns links de algumas matérias que estão sendo veiculadas na internet sobre a BICICLETADA pela PAZ em Pelotas/RS, no dia 3/março:

http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6¬icia=34138

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2594550/deputado-catarina-participa-de-bicicletada-pela-paz-em-pelotas

http://wp.clicrbs.com.br/retratosdavida/?topo=77,1,1

http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2011/03/03/ciclistas-realizam-manifestacao-pela-paz/

Enquanto alguns países “desenvolvidos” estimula o compartilhamento pacífico entre veículos de diferentes naturezas (caminhões, ônibus, carros e bicicletas) podemos perceber a nossa forma de alimentar a cultura da “sociedade do automóvel” com exemplos dos órgãos de gestão pública do nosso país pela falta de empenho. Ao invés de simplesmente retirar as placas que incentivam o compartilhamento das vias entre os veículos, poderiam as substituir por placas de mesmo sentido (lamentável o fato de elas ainda não existirem) que se enquadrem nos padrões legais.

As imagens abaixo foram acessadas no blog http://viagensdepaulopom.blogspot.com/

Nova Zelândia: de acordo com http://falansterios.blogspot.com/2009/05/falansterio-101-exemplo-de-publicidade.html




"Divida a estrada": veículos automotores e ciclistas

dividem numa boa as estradas da Nova Zelândia


Matéria disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3228087.xml
Imagem alusiva ao atropelamento durante Movimento Massa Crítica em POA.


Existem grupos que promovem pedaladas semanais em pelotas.

MUBPel - Movimento dos Usuários de Bicicleta de Pelotas - atua há quase uma década promovendo passeios noturnos semanais pela cidade, buscando estimular o uso seguro das vias públicas pelos ciclistas e a educação de usuários das vias públicas. Maiores informações podem ser acessadas em http://www.pinhalivre.org/ . Acessando http://br.groups.yahoo.com/group/pinhalivre/ você pode participar das discussões, trocar informações com o grupo e receber informações das atividades promovidas.

Pedal Curticeira – Grupo que pratica o ciclismo de nível INICIANTE (passeio/lazer), MÉDIO (MTB) e FORTE (MTB) e também promove atividades de cunho socioambiental. Para obter informações acesse http://leandropedal.blogspot.com/2011/02/informativo-pedal-curticeira-2011.html. Para receber informações sobre as atividades do grupo PEDAL CURTICEIRA envie sua solicitação de inclusão no grupo de email enviando uma mensagem para pedalcurticeira@pedalcurticeira.com.br.



Desta forma a idéia é de estimular a pedalada de forma segura, de acordo com as leis de trânsito e com a “lei do bom senso”.



Todos que participaram da BICICLETADA pela PAZ estão de parabéns!!!

“Pratique saúde, PEDALE!!!”

Em breve o site http://www.pedalcurticeira.com.br/ estará no ar. AGUARDE!!!

Um comentário:

  1. Olá Amigos,

    Estou no processo de criação de uma comunidade para tentarmos trazer para Pelotas um sistema de aluguel de bicicletas. Deixo abaixo o endereço da página para você conhecer e em seguida clique em “curtir” para se juntar a comunidade ou compartilha-lá entre seus amigos.

    http://www.facebook.com/bikepel

    Tenho certeza que você irá somar e muito ao projeto.

    Cordialmente,

    ResponderExcluir