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segunda-feira, 14 de março de 2011

PEDAL da ECLUSA do São Gonçalo

Não foi apenas um belo passeio que fizemos na tarde de sábado (12/março) até a Barragem da Eclusa no Canal São Gonçalo, no município do Capão do Leão, mas uma aula prática sobre o funcionamento daquela grande estrutura de concreto armado que foi construída por algumas razões específicas e inaugurada no ano de 1977 ao custo de 12 milhões de dólares.












Chegando na barragem.






As "quirida".




Lá vai a trupe.





Algumas destas razões foram as seguintes... O canal São Gonçalo (chamado de canal por deslocar suas águas em ambos os sentidos – dependendo da época do ano, caso contrário - escoasse em apenas um sentido - chamar-se-ia Rio São Gonçalo) é o único desaguadouro do regime hidrológico da Lagoa Mirim e de seus afluentes. Possui extensão de 76km até misturar suas águas com as da Lagoa dos Patos e, juntas, deságuam no oceano pela Barra do Rio Grande, entre os Molhes do Cassino e os de São José do Norte.
Esta região obedece a um ciclo anual natural. Nos meses do verão, época de estiagem, as águas salgadas do oceano adentravam o canal e eram levadas até a Lagoa Mirim. Esta salinização sazonal causava uma série de prejuízos para a agropucuária, principalmente a Orizicultura (cultura do arroz) e também causava a inviabilidade do uso das águas da Mirim para o consumo doméstico na cidade de Rio Grande. No entanto, em épocas de inverno, quando ocorrem fortes chuvas, o canal é o principal escoadouro do excesso de água continental para o oceano. Sendo assim, foi contruída uma estrutura que por um lado pudesse interromper a passagem da água salinizada nos meses do verão e, por outro lado, não interrompesse o escoamento do excesso de água à Lagoa dos Patos e Oceano durante os meses de inverno. A exemplo, a maior enchente ocorreu no ano de 1984, quando o nível das águas da Lagoa Mirim alcançaram 4,8m do nível do mar, representando uma gigantesca vazão de água ao longo do Canal.

Os "modelos" com as camisetas novas.



"Mas eu disse que era para aquele lado"

 
Assim, a Eclusa do Canal São Gonçalo consta de uma estrutura transversal ao Canal e parede diafragma e superestrutura de concreto armado com 18 comportas basculantes de 12m x 3,2 assentadas sobre uma viga soleira a 2m abaixo do nível do mar.



hum... estamos entendendo...


"Vamo liberááá"

 
Na margem esquerda, junto a UFPel (por onde tivemos acesso à Eclusa), situa-se a eclusa para navegação, com uma câmara de 120m x 17m e profundidade de 4m abaixo do nível do mar. Dispõe de duas cabeceiras com comportas de 17m x 8m também basculantes e com sistema de equalização de níveis. A extensão da barragem de margem à margem mede 245m.

Cabeceira de entrada pelo sentido Lagoa dos Patos - Lagoa Mirim.

Cabeceira de saída no sentido Ladoa dos Patos - Mirim.


De início nos perguntamos por que este acesso era restrito.








Aguardando baixar a cabeceira e a sirene tocar, anunciando a passagem.


Agora entendemos o motivo da restrição.


Parte das 18 comportas basculantes.

Apenas 15cm de desnível. Quase não se nota.

Maquinário de içagem dos portões.



 
Naquela tarde tivermos a oportunidade de observar as comportas da eclusa se abrirem para a navegação de uma pequena embracação de pescadores. O técnico avistou a embarcação e deu início ao rebaixamento da primeira cabeceira, até que o sinal vermelho fosse substituído pelo verde e o mesmo processo fosse feito na segunda cabeceira, quando a primeira se fecha por inteiro.

Na ocasião, a diferença de nível entre os dois lados da eclusa estava em torno de 15cm, não sendo necessário o processo da equalização de níveis para a travessia das embarcações.

Após conferir os equipamentos de controle no alto do gabinete do técnico que, gentilmente, nos prestou algumas informações, retornamos às nossas bikes e tiramos aquele “retrato” para imortalizar o momento.

Ótima parceira, clima agradável e muita curtida!!!


 
• Fonte: Lagoa dos Patos: um oceano dentro da nossa terra / Décio Vaz Emygdio. – Pelotas: Ed. Universitária; UFPel, 2008.

• Outras fontes de informação sobre a Barragem da Eclusa:


  • Vídeos sobre Eclusas do Canal do Panamá e de Tucuruí:


 
Um forte cicloabraço e até a próxima empreitada!!!

Paz e compartilhamento no trânsito!!!

2 comentários:

  1. Bacana demais o post.
    Gostei de saber mais sobre a eclusa do São Gonçalo.
    Super interessante!

    http://chooseyourtrip.blogspot.com/

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  2. Tive a oportunidade de visitar e Eclusa coma faculdade, mas fazer isso com o grupo pedal curticeira seria muito legal, se possível vcs poderiam planejar mais uma visita em um sábado....seria muito legal!!!! as fotos ficaram muito massa!!!! parabéns ao grupo todo!!!

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