Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

BICICLETADA pela PAZ no TRÂNSITO

Em razão do excesso de violência vivenciados dia a dia por todos que se utilizam das vias públicas estamos convocando a todos usuários de bicicletas ou qualquer outro tipo de veículo ou meio de transporte não motorizado para participar do movimento BICICLETADA PELA PAZ NO TRÂNSITO nesta QUINTA FEIRA as 21h na CATEDRAL SÃO FRANCISCO DE PAULA, em PELOTAS-RS.


Consideramos que o atropelamento em massa ocorrido na semana passada em Porto Alegre durante a bicicletada do movimento Massa Crítica é um episódio divisor de águas no que se refere à NECESSIDADE de REPENSAR o COMPORTAMENTO dos condutores de QUALQUER TIPO DE VEÍCULO. A lei nacional de trânsito, em seu artigo 58 ressalta que “nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.” A prática, no entanto, se dá de forma oposta. Muitos condutores de veículos automotores não satisfeitos com a rapidez que a sua mobilidade à combustão já lhes oferece, muitas vezes, ignoram a presença e outros veículos e não são raras as consequências violentas deste comportamento.

Sabemos também que o uso inapropriado da via não se dá apenas por parte dos condutores de automóveis. São muitos os exemplos nagativos que podemos observar nas ruas por parte de motoristas que desrespeitam as leis e as pessoas, por parte de ciclistas que irresponsavelmente trafegam perigosamente sobre calçadas, na contra-mão, cruzam sinais ou rodam de forma imprevisível e também por parte de pedestres que invadem as ruas em esquinas antes mesmo dos semáforos sinalizarem ou até mesmo, por incrível que pareça, atravessar as ruas sem olhar para os lados – uma das primeiras orientações que recebemos quando criança.

No entanto, mesmo que aparentemente distantes de uma “cidade ideal”, cada um de nós pode contribuir com uma pequena parcela. Por menor que ela seja, quando acontece coletivamente gera transformações, e até mesmo grandes transformações.

Para isso, é necessário adotar uma DIDÁTICA mais eficiente, pois uma ofensa ou excesso respondida com outra ofensa somente gera mais tristes episódios como o que ocorreu em Porto Alegre na última sexta feira.

Queremos um ambiente CORDIAL, HARMONIOSO e AGRADÁVEL. Uma das percepções que temos ao circular semanalmente pelas ruas da cidade é que a CORDIALIDADE vem em grande parte de veículos de menor valor de mercado. O que significa que o PODER AQUISITIVO não possui relação direta com os VALORES HUMANOS ADQUIRIDOS ao longo da VIDA. E é isso que desejamos ampliar em nossa sociedade - VALORES!!!

Respeite para ser respeitado, dê preferência para também poder garantir seu espaço, colabore para melhorar o nosso AMBIENTE.

A bicileta é um meio saudável de transporte, não poluente, silencioso e que ocupa pouquíssimo espaço!!! Incentive o uso dela!!! É um automóvel a menos no trânsito!!!

Pense melhor em suas atitudes.... e compareça em nossa BICICLETADA!!!!

Mobilização: Pedal Curticeira & MUBPel (Movimento dos Usuários de Bicicleta de Pelotas)

5 comentários:

  1. Parabéns, estava muito boa a Bicicletada, a organização foi ótima. Quanto ao percurso foi suave! :)

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira passeata de ciclistas. Sucesso total. Precisamos de mais eventos em favor da circulação segurado dos ciclistas em nossa cidade.
    Marcus Cunha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, a bicicletada estava ótima, parabens pela organização e pelo sucesso que foi. Eu e minha noiva adoramos estava realmente muito bom.
    marcelo_catardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gabrielgsilveirah@hotmail.com
    Foi um dos melhores passeios que eu já fui,gostei demais.

    ResponderExcluir
  5. muinto bom foi minha primeira e agora vou ir seguido.
    duduko@ibest.com.br

    ResponderExcluir