Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

domingo, 19 de dezembro de 2010

PEDAL do CAMPO MINADO – o relato




Não era nenhum treinamento tático ou de guerra, mas que algum fator invisível deve ter colaborado pra tantos infortúnios em um só passeio de bike no dia 11 de dezembro de 2010, ah, isso deve.

Uma tarde com forte promessa de chuva e uma turma de muitos ciclistas dispostos a receber esta bênção das nuvens. As 16h de sábado a caravana do PEDAL CURTICEIRA parte para mais um ciclopasseio em nossa cidade. O itinerário seria percorrer a Estrada do Engenho, visitar o ponto de encontro entre o Arroio Pelotas e o Canal são Gonçalo e depois dar uma esticadinha até o Laranjal, passando por alguns locais convidativos aos olhos daqueles que buscam paisagens diferentes do que vemos diariamente no corre-corre urbano, como a paisagem do Arroio Pelotas vista do Recanto de Portugal, as dunas do “Las Acácias” e como anda o estado de saúde das mudas plantadas pelo grupo no dia 13/11/2010 no segundo trevo de acesso ao Laranjal.


Os sinais de que seria necessária muita paciência e espírito coletivo começaram a se manifestar no primeiro metro pedalado, quando de saída temos a notícia de um pneu furado. Pára, troca a câmara, calibra e “dálhe” pedal.

Naquele agradável clima motivador cruzamos a rua Tiradentes em fila indiana arrancando sorrisos e acenos de todos que viam nosso coletivo em movimento.
Beirando o Canal do São Gonçalo o grupo contemplava uma gama de diferentes sentimentos. O de beleza e contemplação da paisagem natural dos banhados e restingas e o de caos social de famílias que residem as margens do Canal sem a menor estrutura e condições de vida. Creio que no natal poderemos contemplá-los com algum gesto. Concordam?

Até então tudo em ordem e entramos no caminho para o sítio da Brigada Militar, o Centro de Treiamento Tático “Ninho da Águia”, propriedade onde se contempla o encontro das águas do Arroio Pelotas com o Canal do São Gonçalo e pouco conhecido por muitos de nós.




Ali se fez referências a outros lugares onde já pedalamos na margem oposta do Canal, na marambaia (ver http://leandropedal.blogspot.com/2010/12/meu-sonho-e-sonhar-junto-e-realizar.html) e podemos curtir alguns momentos de alegria e descoberta à sombra de uma guerreira “timbaúva” que sobreviveu a uma possível queda há alguns anos e mesmo assim desenvolveu seus ramos para a formação de uma nova e generosa frondosa copa sombreadora.












Dali resolvemos cruzar por uma linda trilha até a saída do sítio, porém nem tudo soava com perfeição.

Em um trecho de aproximadamente 200m nada mais do que “5” pneus furados. Isso mesmo, meu camarada. Eram espinhos e mais espinhos que insistiam em estabelecer contato íntimo com a borracha dos pneus.





O que era um passeio acabou se tornando em uma aula prática de como trocar câmaras e fazer remendos em um ciclopasseio, além de trabalhar com intensidade o quesito "pensamento positivo" em situações adversas. Sem contar com uma roda que resolve sair do eixo e roçar no quadro da bike, mosquitos que se banqueteavam com todos os tipos sanguíneos possíveis e um calor abafado que quase nos fez iniciar o ritual da dança da chuva.












Mesmo assim, de alguma forma louvável o espírito de companheirismo predominava e não se via nenhuma expressão de desagrado pessoal. Neste momento difícil pudemos perceber a compreensão, a tolerância e amizade entre nossos companheiros, sem qualquer excessão. Cada um colaborando da sua forma para manter o alto astral, conseguimos resolver os imprevistos e abandonar o local após mais de uma hora de empenho para dar continuidade ao passeio.









PRONTO!!! Conseguimos chegar na Av. Ferreira Viana e de lá fomos em direção ao Recanto de Portugal. A esta altura já havíamos abortado o objetivo inicial de percurso e resolvemos retornar ao local de encontro antes que algo mais inusitado acontecesse.

No retorno passamos pela Avenida Dom Joaquim onde era perceptível a surpresa das pessoas ao verem um grupo tão grande de ciclistas em uma fila quase que interminável.

A chuva não veio e o jeito foi se refrescar em casa com um banho gelado. O interessante disso tudo é a atmosfera positiva que se mantém tanto nas horas de êxito quanto nos momentos de dificuldades.

Parabéns a todos que fizeram deste pedal uma grande vivência e oportunizaram grande aprendizado. É no convívio e interação direta que se conhece as pessoas e se pode perceber a dimensão da simplicidade e o quanto é bom estar entre amigos.



Um forte abraço!!!

3 comentários:

  1. Eu contemplei 50% dos furos... que blz!!! Mas isto esta com os dias contados...
    Esse dia o grupo mostrou todo o seu potencial de companheirismo...

    ResponderExcluir
  2. Apesar da "mandinga pneumática" daquele ponto, foi tudo show de bola.
    Eita grupo que me dá orgulho! Orgulho de ser curticeiro!!! :D

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Não esquecer , na próxima , levar além de câmara reserva um kit paranormal !!!!

    ResponderExcluir