Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mensagem enviada ao Sr. Fétter Júnior - Prefeito de Pelotas

Amigos leitores. Compartilho com vocês a mensagem enviada ao Sr. Fétter Júnior, prefeito de Pelotas através do email para contato com o gabinete do mesmo (gabinete.prefeito@pelotas.com.br) disponível no site da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Boa leitura e boa reflexão!!!

Deixe seu comentário e contribua com críticas construtivas, pois são estas que nos ajudam a compreender melhor a realidade e melhor pensarmos sobre nossas atitudes frente ao mundo que nos rodeia!!!

Bom dia, Sr. Prefeito.


Gostaria de comunicá-lo que quinta feira passada (9/12) recebi telefonema de Daniel Nobre que, de acordo com a Secretaria de Transportes, estaríamos sendo convidados (eu e o grupo PEDAL CURTICEIRA - grupo de ciclistas que pedalam todas as semanas na cidade desde o dia 5 de outubro do presente ano) para participar da inauguração da CICLOVIA que seria inaugurada no sábado, 11/12, em conjunto com a tão desejada duplicação da Av. Ferreira Viana.

Contente pelo reconhecimento do nosso grupo e orgulhoso por isso enviei ao grupo, conforme o solicitado pelo Daniel, um convite para que todos prestigiassem a inauguração, visto a grande importância que isso tem para nossas atividades e para a população toda. O convite enviado para o grupo e também para o Daniel está exposto abaixo:

"de Leandro Karam leandro.karam@gmail.com
para: pedal-curticeira@googlegroups.com,
nobrers@yahoo.com.br
data10 de dezembro de 2010 13:40
assunto: INAUGURAÇÃO da CICLOVIA na DUPLICAÇÃO da Av. FERREIRA VIANA




Meus amigos.


Nesta manhã fomos convidados pela prefeitura de Pelotas para participar da inauguração da CICLOVIA que faz parte da duplicação da Av. Ferreira Viana neste sábado (11/12/2010) as 9h. A ciclovia se estende do FORUM até o trevo da ponte do Arroio Pelotas, onde se encontra com a ciclovia já existente até o Laranjal.

Devido a falta de tempo para planejarmos uma forma de divulgação mais elaborada desta inauguração, acredito que a participação daqueles que puderem comparecer terá grande importância para valorizar obras deste tipo e também influenciar para a continuidade destas.

Quanto mais ciclistas utilizarem e derem valor a implementação de ciclovias e ciclofaixas, cicloestacionamentos, etc maior será o estímulo do poder público em dar atenção especial a esta causa que tanto contribui para a melhor organização e desenvolvimento urbano e da qualidade de vida da população.

Lembro que o nosso pedal deste sábado a tarde (16h) também utilizará esta ciclovia, conforme o trajeto já enviado para o grupo e descrito em http://leandropedal.blogspot.com.


VAMOS PEDALAR!!!


Um forte cicloabraço!!!


Leandro Karam"



No entanto, quando retornávamos do nosso ciclopasseio habitual dos sábados fomos surpreendidos pelo fato que descrevi em um artigo publicado por mim em http://www.amigosdepelotas.com/2010/12/um-caminhao-estacionado-na-ciclofaixa.html e bastante difundido pelo mesmo site, conforme podes ler ao longo dos 47 comentários postados.

Antecipo que o nosso intuito é o de prezar pela qualidade das nossas vias de transporte para que possamos dar continuidade aos nossos passeios da forma mais segura possível, visto que contamos semanalmente com mais de 40 ciclistas em cada pedalada. Por vezes passa de 50 ciclistas e a cada semana este contingente aumenta mais e mais. Em 2 meses e 2 semanas de atividades já contamos com 115 pessoas cadastradas em nosso grupo de email e um número ainda superior a esse já nos acompanhou e acompanha nas pedaladas.

Entendo que seja de interesse do poder público prestar-nos auxílio a esta atividade, considerando que esta prática estimula as pessoas a adotarem a bicicleta como meio de transporte e, assim, diminui a quantidade de veículos nas ruas, fato que tem gerado muito "stress" no trânsito, estimulamos as pessoas a realizarem atividades físicas, diminuindo a possibilidade de problemas de saúde, diminui a poluição sonora e incrementa a qualidade do ar, de vida, visto que o combustível utilizado é de tração humana, contribui para a integração das pessoas, pois temos agregado muita gente de várias classes sociais, níveis culturais, idades e etnia e existe uma harmonia entre todos que é algo de encher os olhos, também tem possibilitado que as pessoas conheçam locais em que nunca visitaram em razão da correria do dia-a-dia, estreitando mais a relação entre população e o local onde vivem. Enfim... uma série de benefícios à qualidade de vida destas pessoas está sendo gerada com as nossas atividades.

Para saber mais sobre o PEDAL CURTICEIRA, acesse http://leandropedal.blogspot.com

Mas o objetivo real deste email é lhe dizer que estamos dispostos a contribuir com o que for preciso com a Prefeitura Municipal de Pelotas no que diz respeito ao trânsito/ciclovias/ciclofaixas/educação/cidadania/mobilização/mutirões e quaisquer outras formas de contribuição prática para o desenvolvimento da nossa cidade.

Para o ano de 2011 estamos programando passeios ciclísticos mensais ou bimestrais em que convocremos toda a população usuária de bicicleta e os que ainda temem o uso da mesma para pedalarmos pela cidade estimulando para a assimilação de um paradigma sustentável em nossas práticas cotidianas e gostaria de poder contar com o apoio da prefeitura para a realização destas pedaladas.

Assim, aguardamos retorno da prefeitura para reforçarmos esta parceria que, sem dúvida virá para a alegria e satisfação de todos que se beneficiarão direta ou indiretamente com isso.


Atenciosamente,

Leandro Karam & grupo PEDAL CURTICEIRA!!!

Um comentário:

  1. Sou ciclista, hoje em dia devido ao tempo estou mais parado, mas ando de vez em quando.Anos atras se andava na direita sem ciclofaixas, não nos respeitavam, mas tambem não se ouvia xingamentos dos motoristas de carros, mandando que se ande em ciclovias, como se ciclistas só tivessem direito de andar onde existem cilovias.Outro problema hoje em dia, é que se ve muta gente sem experiencia, achando que é ciclista, andando em grupo, mas que não sabe se portar no transito como ciclistas, andam por cima das calçadas e na contramão.Ao amigo Leandro, responsável pelo Grupo Curticeira,acho que antes de criar um grande grupo para pedalar deveria dar algumas palestras educativas aos participantes dos cicloencontros, pois vejo "ciclistas" de seu grupo ao ir para o encontro, de capacete e tudo mais, andando na contramão e calçadas.Ja somos desrepeitados por motorista em seus automoveis, não vamos dar razão pra falarem e agirem mal com ciclistas, pois um grande grupo, chama mais atenção do que um cilista sozinho.Então acho que antes de acharmos que somos ciclistas, devemos ter atitudes de ciclistas, pois não é só vestindo uma bermuda de ciclista e usar capacte de ciclsta, que vamos ser ciclistas.

    ResponderExcluir