Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pedal do Camping N. Sra. Aparecida – 18/12/2010

No final do ano de 2010 o grupo PEDAL CURTICEIRA realizou algumas atividades bastante significativas em relação ao intento de proporcionar pequenas ações que, no mínimo, nos façam refletir sobre maneiras de interação com o meio socioambiental (o social jamais se desvincula do ambiental).

Assim ocorreu no dia 18/12/2010 quando partimos de bike do largo do Teatro 7 de Abril, nosso tradicional ponto de encontro, para o camping Nossa Senhora Aparecida situado na estrada do Passo dos Carros, que liga a BR 392 (Pelotas-Canguçu) à BR 293 (Pelotas-Capão do Leão).

Além dos membros do grupo PEDAL CURTICEIRA, alguns alunos da disciplina de Esportes de Aventura do curso de Educação Física da UFPel integraram a “trupe”, acompanhados do professor adjunto Ênio Araújo.



Paradinha pra calibrar os pneus.


Alguns exclarecimentos.





Na ocasião o grupo conheceu parte da Mata Ciliar (APP – Área de Preservação Permanente) do Arroio Moreira enquanto aguardava o carreteiro que estava sendo preparado com todo o carinho pela família do Sr. Aracy Camelato, proprietário do camping.



Um descanso merecido pras "magrelas".




Lá vai...


Lá vem...






Prezando por uma alimentação saudável, um saboroso suco natural de abacaxi foi servido antes do almoço. O abacaxí contribui na preparação do estômago para as refeições, ativando enzimas digestivas que muito trabalhariam na metabolização de todo aquele rico carreteiro com salada de tomate, cebolinha, pimentão vermelho e amarelo, etc. A galera se esbaldou e “lambeu os beços”.

Dividir o pão enquanto o carreteiro não vem.





Depois do almoço é necessário dar um descanso, principalmente em um calorão que imperava aquele dia. Cada um do seu jeito. Solitariamente ou em pequenos grupos todos vivenciavam um pouco de paz, de tranquilidade, contemplação e limpeza mental em momentos que faziam os pensamentos aquietarem das questões urbanas e mergulhar um pouco mais fundo na simplicidade natural.

Tá lá um corpo extendido no chão...


Uma atualizada no orkut.


"Não to nem aqui"


"Ai que amooor"


"hã?!?"
Dormidinha e/ou descanso feitos e é hora de buscar algumas mudas no viveiro do agrônomo Tiago Camelato na propriedade vizinha. O pessoal não se conteve e foi obrigado a escolher as mudas ao mesmo tempo que tomava um banho de mangueira.



As crianças grandes brincando...





Depois disso só se viam as faíscas das pás abrindo as covas das mudas em um solo extremamente compacto em que a mata ciliar pouco se extendia das margens do arroio. Fizemos nossa pequena contribuição para este adensamento verde plantando nada mais do que 56 árvores nativas. Cada uma delas representava um ciclista que acompanhou o grupo naquele dia, seja em parte ou em todas as atividades do dia.












No meio do plantio fomos privilegiados por uma refrescante chuva, motivo de alívio aos mais “esbaforidos”. Retornamos em meio à nuvens e trovoadas e em clima de total curtição. Muito cuidado nos trechos onde o acostamento era demasiadamente estreito e saudávamos os pedestres que não conseguiam expressar indiferença ao ver aquele grande grupo pedalando junto e que, mesmo debaixo de chuva, expressava um semblante de satisfação.






Com esta atividade o PEDAL CURTICEIRA soma 81 mudas de árvores nativas plantadas em quase 3 meses de existência. Assim, quase alcançamos o equivalente a uma muda por dia, desde a primeira pedalada do grupo no dia 5 de outubro de 2010.

Pedal Curticeira e os anfitriões

E a coisa não pára por aí... Nos próximos dias serão postadas as atividades finais do grupo no ano de 2010, bem como o que vem pela frente em 2011. Muitas novidades boas no “script”!!!

Aguardem!!!



Um forte cicloabraço a tod@s!!!



Leandro Karam

 

Um comentário:

  1. Muitas realizações do grupo em 2010! Bacana ver a turma unida. Parabéns a todos!
    Em breve poderei somar esforços no grupo. Abraço!

    ResponderExcluir