Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pedal Noturno ao "Dedo da Moça" - o relato

Viagem marcada de volta para casa, mil coisas passando em minha cabeça, entre elas a possibilidade de pedalar com o Grupo na quinta-feira. Trinta minutos antes de pegar estrada de Tramandaí à Pelotas, o Leandro entra em contato comigo e pergunta se eu ainda estava em Tramandaí. Bah! Logo pensei, quer carona, pois sabia que ele estava em Porto Alegre na ocasião. Para mim seria show. Normalmente viajo sozinho. Passar 4h dirigindo, papeando com o camarada e possivelmente mateando. Pô, sem palavras! Mas... veio a surpresa.

Era o convite para capitanear o grupo no pedal de quinta, um pedal com uma pegada mais forte do que o de terça e o de sábado mas que compartilha de propósitos iguais: amizade, aventura, adrenalina, companherismo e espírito de equipe.

Como não poderia desapontar os meu amigos curticeiros, lá estava eu, 19h40min na frente do Teatro Sete de Abril a espera da galera. Aos pouquinhos o grupo foi chegando. Sei que o pedal de quinta não é para todos, pelo menos por enquanto. Tendo em vista a pegada mais forte, mas... mesmo assim, os que não iriam nos acompanhar, foram lá promover o incentivo e a integração. Característica, estas, cada vez mais sólida em nosso grupo.
Já eram 8h15min quando começamos a nos organizar para a saída, quando nos demos conta que nossa amiga Martha, cheia de disposição para a pedalada, estava sem um dos equipamentosque seria fundamental para pedalar com maior segurança: o capacete.

Após 5 min, o tempo necessário dela ir sem sua residência buscar o equipamento, partimos rumo ao Cerro das Almas, (eu, Martha, Otávio, Verônica, Sassá, Marcelo, Cristiano e Rafael). Todos nós, munidos do bom e velho espírito aventureiro.


 
Acredito que não tenha cumprido exatamente com o roteiro proposto pelo Leandro, mas acabamos chegando no lugar proposto que, a propósito, é deslumbrante e fica localizado na cidade do Capão do Leão, na Serra do Pavão.

Depois de algumas horas pela estrada, chegamos ao lugar proposto, estávamos ao pé da Serra do Pavão ou para os mais íntimos, Cerro das Almas. Após uma conversa breve, sobre como poderíamos chegar à pedra "Dedo da Moça", resolvemos pegar um trilha que corta a mata até o topo, local onde, segundo o curticeiro Sassá, ainda não havia sido explorado pelo grupo nos pedais tradicionais.

A trilha era íngreme, com alguns buracos e muitas pedras soltas mas prometia, tanto para a ida quanto para a volta, ser adrenalizante. Após alguns minutos repletos de muita adrenalina, cautela e tensão de nossas amigas curticeiras, de que alguns bichos peculiares de nossas matas pudessem aparecer, chegamos na tão famosa pedra Dedo da Moça.






O "dedo".


 
Lá pudemos contemplar o belo visual que, por ser muito alto, nos proporcionava vislumbrar as luzes das cidades ao redor, o que era muito bacana. Lá de cima do Cerro ainda conversamos com o Leandro no celular pelo viva-voz, que ansiava em saber como estava sendo a pedalada.




Um barulho vindo da mata assustou as meninas... e também alguns meninos. O barulho chegava cada vez mais perto e se tornava mais forte (confesso que me deixou preocupado por alguns minutos) e curiosidade e a profissão falou mais alto. Então fui ver o que poderia ser. Pasmem amigos! Lá estava um belo exemplar de tatu. Para os mais galdérios, uma “mulita”, que por sinal era uma gracinha e não estava nem ai para nós. Pois, nós CURTICEIROS, somos pessoas do bem e isso foi reconhecido até pelo tatu devido à proximidade que o mesmo ficou do grupo. Depois de algumas fotos, proporcionadas pelo nosso amigo curticeiro Cristiano, pegamos nossas magrelas e tomamos a trilha novamente. Mais uma vez o ditado aquele que diz que "para baixo todo santo ajuda" se confirmou. Para alguns não foi tão verdade assim. Eu, louco para pegar a magrela e descer aquela trilha, me contive, pois tinha sob minha responsabilidade a capitania do grupo e segurança de todos, o que acredito eu, ter se dado com sucesso.



 
Durante o percurso de volta fomos surpreendidos com ventos contra de até 30 km/h, confirmado pela estação de meteorologia da Embrapa, o que dificultou o percurso para os estreantes no pedal nível médio de quinta-feira. Mas como de costume o companheirismo se manteve e aquela velha mão amiga deu aquele empurrãozinho da alegria aos que estavam com a língua mais distante da boca.
Depois de minutos de concentração e empenho estávamos de volta ao ponto de partida para registrar o encerramento de mais um pedal noturno de quinta feira. Espero ter correspondido com a confiança depositada e que em breve possa estar ai, novamente pedalando com vocês.



 
Um forte ciclo abraço e até breve!
 
Hélio Brettas

10 comentários:

  1. Cara, com certeza o Helio desempenhou com sucesso a sua responsabilidade. Todos bem, embora detonados por causa do forte vento, que pra mim, tinha mais de 60km/h!!!!! Ótimo passeio, ótima vista, o companheirismo, nem se fala, nota 10! Como alguns compromissos para o meio da tarde do sábado 18/12 me impedem de acompanhar os amigos, iremos pela manhã, eu e o Marcelo, novamente até o Cerro das Almas, pois o lugar merece uma "revisita".

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este espirito de companherismo que voces imprimem no esporte. Precisamos avançar no sentido de mais pessoas participarem do esporte e o poder público enxergar a necessidade de dotar a cidade de estrutura especifica. A cidade precisa evoluir em suas relações sociais e esportivas. Voces são um exemplo a seguir. Um grande abraço. Eduardo

    ResponderExcluir
  3. O "Dedo da Moça" que vocês chamam na verdade é chamado de "Pedra do Dedo".

    ResponderExcluir
  4. Sim, creio teve uma confusão com outra pedra que se chama pedra da boneca. (capaodoleao.blogspot.com)nesse dia passei por vocês, enquanto subiam eu estava descendo o cerro em direção a cidade do C. do Leão

    ResponderExcluir
  5. turma2010: Agradeço a contribuição quanto ao nome da pedra do "dedo" e a provável confusão com a pedra da boneca.
    Acessei o link que enviaste capaodoleao.blogspot.com mas não consegui encontrar a postagem que se refere a esta pedra da boneca. Poderias enviar o link exato para consulta?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Leandro Gaúcho: Realmente tá dificil de encontrar nesse link que postei, mas encontrei neste outro site http://www.panoramio.com/photo/25038377, tem um morro que fica na estrada de chão que vai pra Pedro Osório que tem uma vista 10, não sei se conhece? da pra enchergar o porto de Rio Grande la de cima, caso tenha interesse posso explicar ou mostrar o caminho. um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos do pedal da curticeira. Hj ao passar na NOBRE me informaram o contato do Leandro e achei legal a organização do grupo.
    Na época da Faculdade (92 a 95) eu pedalava muito no Capão do Leão. Atualmente retomei as pedaladas na tentativa de melhorar meu condicionamento e resistência e também pelo prazer de ver locais diferentes e respirar ar puro.
    Gostaria de saber os dias, horário e local que o grupo sai.
    Parabéns pela organização! Que 2011 seja um ano repelto de realizações, saúde...e PEDALADAS para todos!
    Abraço, Jerri
    contato: jtzanusso@hotmail.com ou jerri.zanusso@ufpel.edu.br

    ResponderExcluir
  8. Então, gente. Boa retomada das pedaladas. Soube que retornam hoje. Estive lá no Cerro das Almas no cotovelo da moça, não sei se alguém conhece. É quando você sai de casa tarde, programado pra ir ao Dedo de moça e aí vê que ficou tarde e não vai dar pra ir até lá em cima do morro. Estive esta quinta última com o carinha aqui de cima e entramos pela pedreira, mas tivemos que voltar, pois ia escurecer logo. Cara, o troço é longe, galera. Só a pedreira é imensa !
    De Gérson Zanusso

    ResponderExcluir
  9. Que legais estes passeios de vocês. Pena que não moro na região para ir junto. Um grande abraço e boa diversão.

    ResponderExcluir
  10. Esqueci de assinar.
    Arthur Victoria Silva

    ResponderExcluir