Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MEU SONHO É SONHAR JUNTO E REALIZAR




Não vejo forma mais adequada de iniciar este texto como a seguinte:

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”

Há 2 meses, pedalando entre 5 amigos, divagávamos sobre o dia em que fôssemos umas 50 pessoas pedalando pelas ruas e iluminando os olhos de quem nos visse, enchendo-os de alegria e simplicidade.

O início (05/10/2010)

O presente (27/11/2010)

Nas últimas semanas vejo aquela antiga utopia como a mais pura realidade. Uma realidade que foi construída e nutrida com o compartilhamento deste sonho, com a disseminação dessa idéia e com a atitude de muitos em pegar suas bikes e sair às ruas pra fazer algo diferente.

Hoje minhas utopias já são bem maiores que as do passado, pois de fato já avançamos muito em muito pouco tempo. Hoje a nossa visibilidade é inquestionável ainda que tenhamos muito a aprender e desenvolver. Fico imaginando então quais serão nossos sonhos daqui a 1, 2, 5 anos ou mais.

O que no dia 5 de outubro de 2010 era um passeio singelo, hoje, torna-se um movimento com um propósito bem mais forte e oportuno à sociedade atual. Faz com que pessoas de muito potencial prático, cultural e ideológico se aproximem, se conheçam, se descubram e descubram que um grito em coro ganha mais força do que mil gritos dispersos. Cada um de nós “curticeiros” traz uma alegria e uma vontade de contribuir de alguma forma para a quebra de uma inércia que paira sobre nossa terra pantanosa, úmida e muitas vezes sombria e retraída.

A cada encontro percebo as pessoas descobrirem as suas capacidades inexploradas. Percebo quando no início do encontro se sentem intimidadas por 20, 30 ou 40km e, quando retornam, por incrível que pareça se sentem mais fortes e capazes. Desejam então desafios mais ousados. Esta é a nossa grande bandeira: a superação e a descoberta daquilo que somos capazes de fazer. Ninguém se descobre sem que se ponha a prova. E isso só acontece com atitude.

O fato de poder apresentar velhos lugares sob novos olhares ou novos lugares sobre duas rodas torna mágico cada encontro e vivência do grupo PEDAL CURTICEIRA.

Entre nós não há distância, não há fronteiras de idade ou vontade. Entre 18 e 50 ou 60 anos, aqui, todos são jovens, determinados e ousados. Pais e filhos, pessoas de classe baixa, média ou alta, todos somos seres de fato “humanos” e temos muito o que aprender em conjunto. Esta heterogeneidade do grupo facilita esta troca de forma única, basta abrir nosso coração e sermos mais essência. Ao planeta e ao universo de nada importa se somos ricos ou pobres ou se somos diplomados ou se aprendemos “somente” com aquilo que a vida nos apresentou, se falamos e escrevemos em português corretamente ou se nossa roupa é de marca. Aqui todos suam igual, todos cansam, descansam, bebem água, fazem “xixi”, “cocô”, choram, dão risadas, isto é... vivem emoções reais e com intensidade.

Por fim, encerro este “devaneio” com as melhores lembranças do pedal do último sábado (27/12/2010) até a “MARAMBAIA”. Lugar maravilhoso que mostra de forma crua o ecossitema característico da nossa planície costeira: a restinga, nosso resquício de Mata Atlântica. Entre banhados e matas de baixo porte, árvores de folhas pequenas e troncos retorcidos ou “cascudos”. Entre elas está a “corticeira” que, além de característica de nossa região, foi o elemento chave para a escolha do nome do nosso grupo. Ao nome desta árvore substituiu-se o "o" pela letra “u” para transparecer a alegria, a "curtição" em meio às nossas corticeiras.
































Entre sonhos e realidades me despeço e me belisco, pois as vezes tenho dúvidas sobre o que de fato estamos vivendo. Não sei como nem por que, só sei que tem sido assim e isso tudo é maravilhoso!!!



Um forte e sincero abraço!!!



Leandro Karam

7 comentários:

  1. Utopia? Acho que nada mais é uma utopia para este grupo que fez umas das melhores "atmosferas" de que já vivi.

    ResponderExcluir
  2. Como tu mesmo disseste ontem(depois de apagar a vela do bolo de aníver),há uma LUZ que está unindo todos nós e, assim, temos brilhado!Questão de feeling...atitude...e,consequentemente,HISTÓRIA em PELOTAS!!Uhulll...e Parabéns,Líder Curticeiroo!!

    ResponderExcluir
  3. Querido mestre da bike!

    Me faz feliz sentir essa energia "do bem" dentro do grupo. Acho que falo por mim e pelos parceiros curticeiros quando digo que temos vontade de ir mais longe, de dar continuidade a este projeto tão motivante que iniciaste. Ciclobeijoseabraços!

    Marina Dias

    ResponderExcluir
  4. Como diz um amigo meu: QUE LUXO!

    É um baita grupo em ascenção violenta (no melhor sentido).

    Estamos como uma epidemia, contagiando mais e mais quem nos vê e que acabam se juntando!
    Pedal Curticeira bombaaaaandooooooooo!!!
    Abração e parabéns, meu velho!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Karam, o que seria da realidade sem a utopia!! Acabei de ler no blog de um amigo, que vivemos num mundo de "plástico", mas atitudes simples como o ato de juntar uma galera para pedalar, nos mostra que podemos fazer diferente, ou no teu caso fazer a diferença. Diferença entre o comodismo do sofá e a utopia de um sonho em movimento!!
    Se rolar um pedal natalino eu participo com vocês...
    abração

    ResponderExcluir
  6. Leandro parabéns pela a sua iniciativa, é muito bom saber que cada vez tem mais grupo de ciclistas e com isso mais gente praticando esportes. Tu és um cara muito gente boa e merece sempre estar cercado entre amigos. Arruma um roteiro bom para eu levar a caravana do Floripa Bikers fazer um pedal unificado com vocês no Rio Grande do sul.

    Mauricio Soares Lima
    Floripa Bikers

    ResponderExcluir