Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

domingo, 24 de outubro de 2010

PEDAL CURTICEIRA de SÁBADO – 24/10/2010 – Como foi...




Família Curticeira.


O pedal que fizemos neste último sábado (23/10/2010) possibilitou uma incrível integração e enriquecimento pessoal, além de fazer o pessoal pedalar 34km até o bairro Laranjal, passando por alguns locais de notável beleza.

Saímos do nosso tradicional ponto de encontro em torno das 16:20. Um pouco do atraso teve um bom motivo. A equipe do Diário Popular esteve presente em nossa partida, representada pela jornalista Luísa Roig e pelo fotógrafo Felipe Nyland. Fotos estas que ilustrarão uma matéria a ser publicada no DP em breve.



O passeio percorreu as ruas Sta. Cruz, Alm. Barroso, Av. Domingos de Almeida (onde “arrecadamos” mais um casal de ciclistas novos no grupo que iam ao nosso encontro), R. Cdor. Rafael Mazza, Av. Adolfo Fetter até entrar pela R. Gal. José Artigas e visitar o ecossistema de restinga do “Las Acácias” e visualizar suas famosas dunas.






Este momento foi especial em razão da breve discussão que se fez a respeito da preservação das dunas. Tiago, mais um dos quatro novos membro do grupo que curtiu conosco, indagou sobre a prática de esportes (sandboard e trilhas de moto e jipe) nas dunas ao observar a placa de alerta sobre a Lei nº 9.605/98 que considera crime o ato de transitar sobre as dunas e trilhas próximas sob pena de flagrante, apreensão do veículo, multa e detenção em razão de representar um forte impacto sobre a área de Reserva Ambiental que serve de importante corredor ecológico para os animais presentes neste ecossistema, bem como prejudica o desenvolvimento de plantas rasteiras que auxiliam a fixação das dunas no local. As observações do biólogo Hélio Brettas foram de riquíssimo proveito e conscientização de todos.





Após esta breve parada, retornamos à Av. Adolfo Fetter até a rua que dá acesso ao Mosteiro das Carmelitas que muitos “curticeiros” ainda não conheciam. Um pouco de esforço pra pedalar sobre a areia solta e já alcançamos a beira da Lagoa dos Patos e pela Av. Arthur Augusto Assumpção fomos até o trapiche onde nos reagrupamos para apreciar o visual e registrar um pouco do passeio. Coincidentemente, a alma caridosa que gentilmente nos fotografou também curte umas pedaladas pela região e possivelmente acompanhará os próximos pedais do grupo. Ao sentir as boas vibrações e o astral dos “curticeiros” é improvável que não haja empatia.
















Todos devidamente hidratados, descansados e ansiosos por mais alguns quilômetros de pedal nos “tocamos” em direção ao centro. Os ciclistas que demonstravam maior dificuldade em acompanhar recebiam uma “forcinha” da galera e logo alcançavam os demais. Uma ligeira passada na Av. Dom Joaquim, utilizando suas ciclovias e também as da R. Andrade Neves e retornamos felizes e contentes por mais um pedal de sábado de absoluto sucesso!!!

Enfim, é notável o sucesso deste grupo e o segredo disso tudo tem sido a parceria e a forma descontraída com que se desenvolvem nossas empreitadas. Sendo que os pedais das terças-feiras e sábados tem sido ótimos treinos para iniciantes no mundo das duas rodas de tração humana. Alguns participantes já estão adquirindo condicionamento físico suficiente para encarar desafios mais longos e exigentes como o que fizemos na manhã do dia seguinte, dia 24/10/2010, em que pedalamos por 53km do centro de Pelotas até a pedreira do Silveira, no Cerro das Almas (Capão do Leão) e retornamos.








A emoção do Sassá e do Fabrício ao encarar as imponentes subidas e desfrutar de uma das mais belas vistas da região era notável. O que foi elevado à potência 10, fazendo seus nervos ficarem à flor da pele, quando descemos as “single traks" (trilhas onde só é possível a passagem de uma bike por vez) e despencaram na estrada do morro que havíamos “escalado” e na estrada que dá acesso à BR 293 a 60km/h.








Que esta nossa empreitada sirva de incentivo para que o restante do grupo venha a buscar maior condicionamento físico e possa aproveitar um final de semana lindo como foi este último de forma saudável e inesquecível. Minha satisfação ao ouvir do Sassá que “foi a coisa mais legal que já fiz na vida” foi a melhor recompensa deste passeio.





Participe destas emoções do PEDAL CURTICEIRA, receba nossas informações por email e interaja com este grupo enviando sua solicitação de cadastramento para o endereço leandro.karam@gmail.com.





Tenha uma vida saudável, seja alegre e viva as melhores emoções que o convívio em meio a natureza possa te proporcionar.


JUNTE-SE A NÓS!!!

Um forte abraço!!!

Leandro Karam



5 comentários:

  1. Belíssima postagem!!!!

    O Sassá é uma figuraça. hehehe
    Pena eu não ter podido sair nessa com esse trio no domingão...
    Maaaaaaaas... fica pra próxima!
    E que grupo AFUDÊ esse nosso, hein? Só gente bueníssima!!!
    ABração! Up The Curticeiros!

    ResponderExcluir
  2. Aí Leandro!
    Ando acompanhando vcs por aqui e pelo Orkut!
    Vou me encorajar para participar de uma Curticeira num findi desses. Muito legal tudo!!
    Bjão Cacilda Miranda

    ResponderExcluir
  3. Muito massa o passeio e parabéns por este belo trabalho de semear a cultura da bike ai na tua nova área. Felicidade a todo grupo e muitos pedais.
    Cicloabraços

    ResponderExcluir
  4. Esse Pedal da Curticeira só me da alegriiiia, além dos nossos coloridos percursos, me divirto com os espirituosos comentários e desventuras. Etchãã galera gente fina essa, bonito de se ver!

    E um Salve especial ao mestre Leandro, idealizador e incentivador diário, sempre atualizado e nos mantendo informados sobre as novidades da magrela.

    Ciclo abraço e hasta mañana!

    ResponderExcluir
  5. Mas está ficando chique esse Gaúcho!

    Cara, parabéns e bom pedal por aí! Para quem queria vender a bike... está afiado! hehe

    Abraço,
    Rodrigo (O da foto ali em cima... Merida vermelha, camisa vermelha)

    ResponderExcluir