Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SEMANA AGITADA do PEDAL CURTICEIRA – Relatos...

Muito agito, muito pedal e muitas novas e boas amizades no decorrer desta última semana aos que acompanharam as atividades do grupo PEDAL CURTICEIRA. A semana começou com o pedal noturno de terça-feira, destinado às pessoas que estão iniciando suas atividades ciclísticas ou não possuam muita (ou nenhuma) experiência/intimidade com a magrela. Percorremos entre 18 ciclistas (9 novos membros) um trajeto de 21km onde passamos por ruas da cidade (Andrade Neves, D. Pedro II, Manduca Rodrigues, Saturnino de Brito e Visconde da Graça) e pelos acostamentos da BR 471 e BR 116 e retornamos pela Av. Pres. João Goulart, Av. Theodoro Muller, Av. Francisco Caruccio, onde vimos uma iluminadíssima população de vaga-lumes acompanhada pela orquestra de rãs no banhado. As meninas, de longe, acharam as rãs bem simpáticas.










 
Em razão de passarmos também por regiões de pouca ou nenhuma iluminação se faz necessário que os curticeiros que ainda não providenciaram um sistema de iluminação (faróis e sinalizadores) assim o façam o mais breve possível para garantir o maior conforto e segurança de todos durante nossos pedais noturnos, além de capacete, luvas, câmara reserva, etc.

Nas imediações da Av. Dom Joaquim aconteceu pela primeira vez de um pneu furar. Pneu do nosso curticeiro Vinícius que sugeriu que seguíssemos nosso passeio que ele nos alcançaria depois. Mas como se trata de um grupo de iniciantes em que a parceira é o elemento primordial, fizemos deste problema uma bela oportunidade de as pessoas assistirem passo-a-passo como se faz a troca de uma câmara furada adequadamente. Muitas fotos, vídeos e risos depois pedalamos pela Rua Andrade Neves, Av. Bento Gonçalves, R. Gonçalves Chaves e retornamos ao ponto de partida na Pça. Cel. Pedro Osório.






 
Envolvimento e descontração foram os elementos primordiais deste pedal. Percebemos a presença de pessoas as quais não haviam pedalado conosco e em pouco tempo já estavam dando boas gargalhadas e se sentindo bem à vontade no grupo. Os curticeiros relamente estão dando um banho de alegria em nossas noites!!!


 
Mas como este grupo já se apresenta em pronta evolução, foram convocados aqueles que já estão aptos a percorrer caminhos mais desafiadores tanto em distância quanto em ritmo para a inauguração, nesta quinta feira (28/10/2010), do PEDAL CURTICEIRA de NÍVEL MÉDIO das QUINTAS FEIRAS, em que 5 “cavaleiros do apocalipse” se lançaram ao desconhecido em uma noite estrelada e sem absolutamente nenhum vento, perfeito para descermos a Av. Duque de Caxias e adentrarmos na colônia de Pelotas pela estrada velha de Canguçu até a frente da Represa do Moreira, quando percebemos que havíamos passado um pouco do local no qual deveríamos ter dobrado. No mesmo dia/hora a galera iniciante se auto-organizou para um pedal light até o Laranjal, contemplando assim os anseios de outros "pedalantes" de plantão.











Mas... ao invés de retornar e retomar nosso caminho previsto, o sentimento de aventura tomou conta de todos e resolvemos ir até a entrada da represa e falar com “alguém” que pudesse nos dar algumas informações. Após algumas chamadas defronte a casa da entrada da represa, algumas possibilidades de ação e também algumas idéias absurdas para descontrair aquela noite escura... eis que o Seu Francisco surge de dentro da casa e gentilmente nos cede algumas dicas e permite a nossa passagem pela represa até o portão de trás da propriedade onde, de acordo com nossas deduções, deveríamos seguir para a esquerda. Porém, vamos fazer o que o Seu Francisco nos falou, “saída pela esquerda” e senta a bota no pedal!!!








Momento ternura







Bons quilômetros depois, não podendo ver muita coisa ao redor dos nossos faróis atravessamos o a divisa entre Pelotas-Morro Redondo, subimos alguns morrinhos, descemos aluscinadamente alguns declives e retornamos para o mesmo lugar, Represa do Moreira. Bueno galera... o passeio foi bom e agora só nos resta retornar pelo mesmo caminho de ida. Pouco mais de uma hora depois estávamos chegando ao centro de Pelotas após pedalar 55km e levarmos eternamente esta aventura em nossa memória e, agora, eternizada neste blog. Aventura garantida!!!










 
Como se não bastasse, neste último sábado fizemos nosso tradicional pedal iniciante de maior distância e fomos até a ponte que cruza o Arroio Pelotas pela Rota das Charqueadas. Tivemos a presença de 5 novos integrantes do grupo, só galera de bem com a vida e que contribui positivamente com o PEDAL CURTICEIRA com seus espíritos de integração e alegria incontestáveis.
















 
Após 20km até a ponte caída e um sol maravilhoso daquela tarde eu não me contive em desfrutar de um belo mergulho nas águas do Arroio Pelotas enquanto a galera tirva fotos, descansava um pouco e tomava água que o “tiozinho” da cacimba nos concedeu. Uma salva de palmas ao “Frei Caneca”!!!











 
Já recuperados da ida retomamos nosso rumo pra cidade. Era lindo de ver a solidadriedade da galera mais experiente empurrando as meninas que apresentavam maior dificuldade em manter o ritmo das pedaladas. E assim foi, entre risos e pedaladas, por vezes surgiam algumas dúvidas. Tenho que levantar mais o banco?!? Podemos parar para pedir água?!? Falta muito papai Smurf?!? O que é um “porco de guarda”?!?


 
E assim foi.... só na diversão.... Porém, o domingo se aproximava e a galera queria maaaaais....

Portanto, sugerimos um pedal para domingo de manhã até o HORTO da PALMA, um belo lugar a se conhecer no caminho para Jaguarão. Fomos entre 4 curticeiros conhecer aquele que seria um belo passeio e uma ótima sugestão para um próximo pedal nível médio de quinta-feira a noite.







O HORTO dista exatos 20km de nosso ponto de partida e possibilita trilharmos por alguns caminhos, subidas e descidas bem desafiadores. Ao retornar ao centro registrava em meu velocímetro a distância de 45km percorridos em uma maravilhosa manhã de domingo em excelente companhia. Deve ser sinistro pedalar por aquelas trilhas à luz apenas de faróis e ao aconchego apenas de nossos companheiros. A sorte está lançada meus amigos!!!























E ainda tem muito pela frente!!! Junte-se a nós!!!





Para se cadastrar no grupo PEDAL CURTICEIRA e receber todos os informes de nossas atividades enviem um email para leandro.karam@gmail.com solicitando a adição em nosso grupo de emails!!!



Um forte abraço e até o pedal noturno de terça feira que vem (02/11/2010)!!!

2 comentários:

  1. Dá gosto de ver e de ler, tchê!
    Mas beeeem melhor ainda é FAZER PARTE DISSO AÍ!!!

    De brinde, se conhece pessoas gente finíssimas, que creio q não teria oportunidade de conhecê-les se não fosse o Pedal Curticeira!!!

    Up The Curticeiros!

    ResponderExcluir
  2. Bahh, muito show!!!
    Breve estarei com vcs!!
    \o/

    ResponderExcluir