Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PEDAL CURTICEIRA: sustentabilidade em duas rodas

Boas idéias produzem ressonância quando são compartilhadas e acompanhadas de atitudes. Essa pode ser uma das formas de definir o grupo PEDAL CURTICEIRA, um grupo de simpatizantes da bike que encontram sobre duas rodas formas diferentes de integrar pessoas em prol de ações sustentáveis socioambientalmente. Neste sentido, foi realizado no último sábado, 13 de novembro, a inauguração oficial do grupo em Pelotas, quando cerca de 40 ciclistas, sob a coordenação do biólogo e músico Leandro Karam, fizeram uma pedalada da Pça. Cel. Pedro Osório (centro) até o Laranjal, onde realizaram o plantio de diversas mudas de árvores nativas ao lado de um de seus trevos de acesso.



Entre piriquiteiras, pitangueiras, cerejeiras, tarumãs, açoita-cavalos, guabirobas e outras espécies nativas, os ciclistas e membros do grupo PEDAL CURTICEIRA puderam experimentar na prática a sensação de botar a mão na terra e plantar, ato jamais realizado por muitos dos “pedaleiros”. Além disso, a presença de outros profissionais da área, como os agrônomos Tiago Camelato, Fabiano Simões e Rafael Porto deram maior qualificação técnica ao ato simbólico, ao prestar preciosos esclarescimentos sobre técnicas adequadas de plantio, ecologia das espécies plantadas e as precauções que devemos tomar ao escolher as espécies de acordo com o local que se deseja plantar, observando seu arredor, exposição solar, presença de fiação elétrica, proximidade de edificações, etc.








Este plantio simboliza o início das atividades do grupo que se iniciou no dia 5 de outubro de 2010 com apenas 5 participantes e, em pouco mais de um mês, já agregou algo em torno de 80 ciclistas em suas pedaladas semanais que acontecem todas as terças-feiras (20h - nivel iniciante), quintas feiras (20h – nível médio) e sábados (16h – nível iniciante com percurso extendido).



Dentre outras ações de cunho sustentável do grupo, além da divulgação da biodiversidade local é o incentivo à população ao utilizar mais a bicicleta como meio de transporte e controlando mais o uso de automóveis, contribuindo assim para o melhoramento do fluxo no trânsito, melhoria da qualidade do ar e diminuição da popuição visual e auditiva gerada pelo excesso de de ruídos e poluentes liberados pelos canos de descarga.




Outro benefício que o grupo proporciona de forma direta é a prática do cicloturismo, onde os ciclistas têm oportunidade de conhecer localidades de Pelotas e região que são efetivamente pouco conhecidas pela maioria da população, fomentando assim uma espécie de “cicloecoturismo”, onde os ciclistas têm acesso direto aos locais visitados e acabam recebendo informações sobre sua história.




Além do cicloturismo o projeto PEDAL CURTICEIRA também propõe atividades de educação ambiental como palestras sobre os benefícios do uso da bicicleta para a sociedade e ao ambiente, propõe a formação de parcerias que contribuam de diferentes formas suas atividades, visitar locais que desenvolvam práticas sustentáveis (permacultura, ecovilas, cidades sustentáveis, energias renováveis, consumo consciente), proporcionar experiências mais íntimas entre as pessoas e a natureza como forma de sensibilizar quanto a importância de uma consciência ambiental que norteie nossas atitudes cotidianas e produzir e divulgar conteúdos com foco na sustentabilidade, ecologia, cicloturismo e cultura, na forma de artigos, fotos, vídeos, etc.


Para obter maiores informações basta acessar o blog AVENTURAS & DESVENTURAS, cujo link é http://leandropedal.blogspot.com ou entrar em contato através do email leandro.karam@gmail.com. Faça parte desta curticeira!!!



Leandro Karam
(coordenador do GRUPO PEDAL CURTICEIRA)

6 comentários:

  1. Amigos,
    Parabéns pela iniciativa, com certeza é apenas o início de ações que certamente irão gerar fatos sustentáveis. Vocês estão dando exemplo para as futuras gerações.
    Aqui em Resende temos dois grupos de ciclistas que promovem passeios mensais, além de estimular atletas para as competições regionais.
    Tenho 57 anos e estou me preparando para no ano próximo fazer viagens de bike, quem sabe em algum momento estarei por aí. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Vocês estão fazendo um ótimo trabalho de sustentabilidade; incentivando as comunidades por onde passam a utilizar a bike como meio de transporte; além dos plantios.
    Trabalho fundamental nos tempos de hoje; parabéns!
    Espero realmente um dia encontrar essa turma...

    Dê uma passada no meu blog:
    http://chooseyourtrip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fala Karam, quero dar os parabéns pela iniciativa e pelo grande grupo que se formou tão rapidamente aí no sul. Quem sabe em breve o Pedal Continente e o Curticeira façam uma biketrip pra se encontrar em uma praia, ou marcamos uma viagem pra fazer um passeio legal em algum dos belos lugares que temos... Parabéns e continuem assim!

    Abraço!

    Gustavo Pit

    ResponderExcluir
  4. Show de bola Karam, muito legal teres tomado esta iniciativa, realmente "estás dando um banho" de como se conduz um grupo de forma interativa e com objetivos concretos que fazem a diferença para todos. É com grande satisfação que digo: esse foi(e espero que continue sendo) meu brother de pedal.

    Um abraço,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Quem diria hein?
    De um pier na lagoa ..... para o Pedal curticeira ! hahehaheahehe
    Muito bom....e vamos pedalar.....

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! Fico muito feliz em saber que estais propagando idéias tão nobres, e que contas com o apoio dessa galera, são desses tipos de iniciativas que precisamos para melhorarmos o lugar onde vivemos.Parabéns!!! Um grande abraço!!!
    Zepelim.

    ResponderExcluir