Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MAIS QUE UMA PEDALADA, UMA INTERVENÇÃO SOCIAL

Um passeio de bicicleta? Um encontro de amigos? Um pouco de exercício físico? Sim... Tudo isso e muito mais. O grupo PEDAL CURTICEIRA mostra novamente a que veio e o que tem a oferecer à nossa sociedade carente de ações que realmente façam a diferença. Este grupo realiza em seus quase 2 meses de existência uma espécie de recrutamento de pessoas iluminadas que buscam viver com alegria e anseiam em contribuir de alguma forma para o bem-estar comum.

No último sábado mais de quarenta ciclistas se reuniram as 16h na frente do largo do Teatro 7 de Abril para, como de praxe, realizar um ciclopasseio pelas redondezas da nossa cidade. Pessoas de todas as idades, de vários nichos sociais e que apresentam algumas admiráveis características em comum: o gosto por fazer novas amizades, por aprender a contemplar o simples e o natural e por ter momentos de integração ao mesmo tempo que exercitam o corpo.




Os valores intrínsecos relacionados ao grupo PEDAL CURTICEIRA são muitos e não conseguiria transpôr todos eles em um artigo. Portanto me resta pincelar sobre alguns acontecimentos deste sábado para que os leitores possam tirar suas próprias conclusões...


Partimos do nosso ponto de encontro as 16:20 em direção à Av. Dom Joaquim, onde acontecia o evento “ESTAÇÃO SAÚDE”, promovido pelo jornal Diário Popular, no qual havíamos sido cordialmente convidados a divulgar nossas atividades. E assim o fizemos.





Dado o recado e feitos os devidos agradecimentos, partimos pela BR 392 até 5km após o trevo de acesso à cidade, quando adentramos a Estrada do Passo dos Carros que nos conduziria até a BR 293 ao longo de 10km de estrada de chão batido. O rencontro com o asfalto se daria no trevo principal de acesso ao município de Capão do Leão.






Cresce o número de integrantes do grupo ao mesmo passo em que se aprimora a organização do mesmo. Equipados com 4 rádios de comunicação, o grupo era puxado por um ciclista, fechado por outro e mais dois (as vezes mais) faziam a contenção do trânsito para que todos integrantes pudessem atravessar ruas e cruzamentos com segurança. Pode-se salientar também a compreensão de vários motoristas que, admirados, cediam alguns instantes de seu tempo e davam passagem a todos. Parabéns!!!










Em um ritmo tranquilo (média de 15km/h) e com algumas paradas para recarregar as energias, tomar água, reagrupar o pessoal ou até mesmo para certificar de que todos estavam bem, muitos integrantes puderam perceber lugares que não conheciam ao mesmo tempo em que podiam estabelecer relações geográficas, ambientais, conhecer seus limites físicos e tudo isso em um clima de total integração entre novos e velhos amigos.














Uma menina demonstra cansaço, fica um pouco tensa e acaba em um certo momento se entrelaçando com outra bicicleta e “beija” o chão. Sentindo como se estivesse “atravancando” o grupo ela se desculpa sem parar. Aos poucos vai percebendo o esforço dos companheiros que prestavam atencioso auxílio. Água, apoio moral, alguns ajustes técnicos na bike e a pequena e corajosa Alice se tranquiliza ao perceber que realmente não estava sozinha.


Entramos em contato com o Lizandro (NOBRE BICICLETAS) que prontamente veio ao nosso encontro, colocou a bike da nova integrante no transbike do carro e a levou para casa em total segurança. Daí em diante o passeio continuou na maior tranquilidade. Um pneuzinho furado e um rápido remendo e “bora” ao ponto de partida.






Ao final é incrível constatar o espanto de muitos “curticeiros” que, ao se darem conta de que pedalaram 42km e, apesar da exaustão de alguns, estavam firmes e fortes. As distâncias se tornam maiores ou menores conforme a forma pela qual as encaramos. É uma questão por vezes muito mais psicológica do que propriamente física. Em grupo e clima leve de descontração somos capazes de realizar feitos que em outras situações poderíamos considerar improváveis ou até mesmo impossíveis.


O grupo PEDAL CURTICEIRA surge então como uma oportunidade de integração, saúde, turismo, esporte, conscientização e superação pessoal. Tudo isso acompanhado de muita CURTIÇÃO!!! Por tudo isso considero este grupo não apenas como um conjunto de pessoas que se reunem para pedalar, mas como um grupo que provoca uma intervenção social, um grupo que causa impactos positivos, suscita reflexões, muda atitudes e ajuda a transformar, mesmo que de forma discreta, alguns paradigmas de nossa sociedade.

Mais uma semana está começando e mais uma vez nos é reservadas muitas experiências positivas!!!



Obrigado por tudo....



Um forte abraço, meus amigos!!!



Leandro Karam

8 comentários:

  1. Boa tarde meus amigos.

    Um passeio show de bola esse de vocês conforme essas fotos maravilhosas, mas acho que alguns ciclistas deveriam usar as regras de segurança (capacete) que é super inportante para evitar trantornos. E o restante acho que foi tudo de bom pra vcs. (PARABÉNS PELO PASSEIO)

    Atenciosamente,

    Alfredo Ávila

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de grupo que estão formando, destaque para a simplicidade e a alegria do povo.
    Parabéns também pela qualidade das fotos.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha este grupo. Parabéns à todos.
    A cada pedalada crescendo como nunca.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esse grupo tá num crescente impressionante. A energia dali é boa demais, renova muito.
    A idéia vai além da saúde e visa aumentar o nível de consciência das pessoas para o mundo.
    Adorei e parabéns!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Buenas Leandro.. PARABÉNS pela iniciativa de reunir essa galera de Pelotas!!!

    É com pessoas assim que o ciclismo vai para a frente!!!

    Tenho indicado seu grupo de pedal às pessoas que tem ido visitar ou estão morando aí por Pelotas.

    Espero podermos interagir um pedal entre a galera de Bagé e Pelotas qualquer dia desses.

    Forte abraço, Heron Regert.

    ResponderExcluir
  6. Heron. Será um prazer fazer esta integração. Aliás, este é um dos principais fundamentos do grupo. A integração!!! Basta entrarmos em contato pra agilizar esta!!! Um forte cicloabraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Ficou show esse relato! próximo sábado tem maissss!
    cicloabraço!!

    ResponderExcluir
  8. Leandro, parabéns pelo trabalho! Nós da Bagé Negócios Imobiliários estamos orgulhosos de fazer parte desta parceria!

    ResponderExcluir