Site do grupo PEDAL CURTICEIRA - www.pedalcurticeira.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1ª BICI CALOURADA UFPel - Próxima 6ª feira (8/abril)

Inovar é sempre bom quando feito em comunhão a idéias que semeiam saúde e sustentabilidade. Com o intuito de qualificar os tradicionais "trotes" aos "bixos" da UFPel, o Diretório Acadêmico de Estudantes (DCE) propõe um conjunto de atividades culturais e cidadãs para dar as boas-vindas à calourada 2011.
No cronograma estão programadas mostras de arte, cinema, mateadas, debates, palestras, oficinas e, é claro, um PASSEIO CICLÍSTICO.
Mas não se trata apenas de um passeio ciclístico comum, em que as pessoas se reunem em um local e, em seguida, pedalam por determinado percurso, e fim.





A BICI CALOURADA é parte de uma reivindicação do DCE à Reitoria da UFPel para que a mesma incentive a utilização da bicicleta pela sua comunidade acadêmica.  A reivindicação abrange dois pontos básicos e uma ação:
  1. A conexão entre as unidades da UFPel com ciclofaixas/ciclovias/sinalização, tornando assim, visualmente cnvidativo o uso da bicicleta por alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral que também seria beneficiada pela segurança;
  2. A instalação de bicicletários nas unidades, locais onde os usuários poderiam deixar suas bicicletas em segurança enquanto estão desempenhando suas atividades.
  • Coleta de assinaturas de todas as pessoas que apoiam estas medidas. Já está sendo realizada pelo DCE e será entregue na semana seguinte à BICI CALOURADA à Reitoria da UFPel.
Uma outra forma de contribuir com o ideal seria elaborar campanhas de incentivo ao uso da bicicleta, por se tratar de um transporte limpo, silencioso, pouco espaçoso, saudável e de baixo custo, ao contrário do que se verifica atualmente no transporte público/particular local.

O ofício que acompanhará a lista de assinaturas está exposto logo abaixo:

"Ao Sr. Chefe de Gabinete da Reitoria da UFPEL,



Ilmo. Prof. Mario Caputo Coppola:






O Diretório Central dos Estudantes, entidade representativa dos estudantes da Universidade Federal de Pelotas, serve-se do presente para solicitar a Vossa Senhoria melhores condições e maior incentivo aos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas a utilizarem como transporte bicicletas, um veículo mais barato por minimizar gastos com transporte público, mais ecológico por diminuir a quantidade de carros nas ruas, evitar emissão de poluentes, gerar ruídos e mais saudável a quem utiliza. Considerando que Pelotas é uma cidade muito plana, a utilização de bicicletas deve ser cada vez mais incentivada, mas para tal são necessárias medidas públicas que garantam a segurança dos ciclistas.

Com o apoio do grupo Pedal Curticeira que há alguns meses organiza passeios de bicicleta prezando pelo ideal sustentável, segurança, educação dos ciclistas e a cordialidade no trânsito, algumas atitudes que incentivarão os estudantes a se utilizarem de bicicletas, além do MUBPel (Movimento de Usuários de Bicicleta de Pelotas) que há 8 anos reivindica uma política de trânsito que inclua o uso da bicicleta como um meio de transporte viável e que para tal se construa uma malha viária interligada que proporcione ao ciclista seu deslocamento com segurança, além de incentivar a educação para um trânsito mais civilizado com ações constantes. Tendo como foco os alunos da UFPel, solicitamos:

1. Para a segurança dos alunos ciclistas é necessário que a Reitoria solicite junto à Prefeitura Ciclo-Faixas que conectem todos os campus da UFPel, afim de, além de sinalizar, chamar atenção da comunidade acadêmica e externa da alternativa ciclista para locomoção.

2. Para que as bicicletas sejam utilizadas são necessárias melhores acomodações e melhor segurança para bicicletas nas dependências da Universidade, a começar pela Casa do Estudante onde não existe um bicicletário ou outro tipo de espaço adequado para guardar bicicletas.

Com essas medidas, acreditamos que a Universidade cumpra um papel social muito importante que lhe é obrigação. É necessário que a Reitoria incentive, através de campanhas e ações práticas, seus alunos a utilizarem cada vez mais a bicicleta como uma medida educativa em busca de cidadãos que prezam por um mundo e Universidade saudáveis e sustentáveis."

Participe desta campanha e, assim, colabore por uma universidade saudável e sustentável!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário